Lançamento do CD de Natal das Irmãs
Quem vistes Pastores? Os nossos cânticos ao Menino Jesus
No Carmelo a festa do Natal enche-se sempre de um calor e de um encanto únicos, evocando o acontecimento mais extraordinário da Humanidade: o nascimento de Deus, que vem ao nosso encontro, na pobreza de um Menino.
Não há palavras que possam expressar a alegria e o deslumbramento… nem a vida nos chega para O contemplar e dar graças! Só a música pode ajudar a transportar para fora de nós um pouco do muito que gostaríamos de Lhe dizer, adorando-O.
Queremos partilhar convosco a nossa alegria. Gostaríamos que se deixassem tocar pelo Menino Jesus, através destes cânticos. Alguns são tradicionais, outros menos conhecidos… Mas desejamos que quem os escutar receba toda a graça e bondade d’Aquele que veio para ser a “Luz do mundo”, a Luz de cada um de nós.
"Pareçamo-nos em alguma coisa ao nosso Rei, que não teve casa a não ser o presépio de Belém, onde nasceu…" Santa Teresa de Jesus
Não é por acaso que editamos este CD na abertura do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, nossa Fundadora. Jesus, que no Natal Se reveste da nossa humanidade, foi o caminho que Teresa escolheu para chegar à união com Deus e o Amigo que habitou sempre o seu coração. Todos somos chamados a esta amizade com Jesus!
24 cânticos - Vozes, órgão, piano, guitarra clássica, castanholas, pandeiretas, “vaca”, “Sapo”-shaker, jogo de sinos, guizos, tambor, Kóki, maracas, shaker, pratos, triângulo, chocalho, djambé, IRMÃS CARMELITAS DESCALÇAS, FÁTIMA
Notícia, Agência Ecclesia
Fátima, Santarém, 06 dez 2014 (Ecclesia) – As religiosas do Carmelo de São José, em Fátima, lançaram o CD “Quem vistes, Pastores?” com músicas de Natal para “tocar interiormente cada pessoa que ouvir os cânticos ao Menino Jesus”.
“O grande objetivo deste trabalho é tocar as pessoas, que toque interiormente através dos cânticos ao Menino Jesus e se deixem entrar no espirito de Natal, clima de gratidão pelo mistério da encarnação”, afirmou a Irmã Cristina Maria em declarações à Agência ECCLESIA.
O CD é composto por 24 temas, alguns tradicionais portugueses e outros “cantados no interior do Carmelo”, todos acompanhados por vários instrumentos.
“No Carmelo o Natal é especial e cantamos muitas músicas ao Menino Jesus, algumas delas estão neste CD, e todas são coloridas com instrumentos de percussão, pandeiretas, castanholas e tambores tocados pelas irmãs”, conta a religiosa.
Algumas músicas foram trazidas por irmãs belgas e tornaram-se tradição cantar nos “momentos em que estão com o Menino”.
“Na oitava do Natal, e até à Epifania, num momento depois da oração das vésperas, rezamos e cantamos ao Menino Jesus.
Abrimos ao público esse tempo de oração e há pessoas assíduas que rezam connosco e já muitas crianças ficaram fãs”, partilha a irmã Cristina Maria.
A religiosa há 25 anos partilhou ainda que a gravação do CD foi difícil pois cada musica é acompanhada de “sete ou oito instrumentos e todos têm de ser gravados separadamente”, o que foi possível apenas com a paciência do técnico Miguel Noronha de Andrade, “um técnico santo”.
Outra curiosidade é que o CD foi gravado no tempo da Quaresma e as religiosas fizeram um presépio “para se inspirarem e conseguirem um ambiente natalício”.
“Porque o tempo de Natal no Carmelo se vive de outra forma, muito profundo...”, partilhava a irmã Cristina Maria.
SN