Error message

Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in drupal_environment_initialize() (line 692 of /home/carmelit/public_html/casadecomunhao/includes/bootstrap.inc).

“Contempla o Meu Filho”

Adoração Eucarística - fevereiro 2018

DIA VOCACIONAL DA FAMÍLIA CARMELITA DE FÁTIMA

I. Leitura bíblica

Da Epístola de S. Paulo aos Colossenses (Cl 2, 1-7.9-10):

“Irmãos: quero que saibais como é grande a luta que sustento por vós, pelos de Laodiceia e por tantos outros que não me viram pessoalmente. Luto para que os seus corações sejam confortados e, estreitamente unidos na caridade, alcancem em toda a sua riqueza a plenitude da inteligência, o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Se vos falo deste modo, é para que ninguém vos engane com linguagem capciosa. Na verdade, embora ausente de corpo, estou junto de vós em espírito, contente por ver a ordem que reina entre vós e a firmeza da vossa fé em Cristo. Portanto, uma vez que recebestes o Senhor Jesus Cristo, procedei em união com Ele, enraizados e edificados n’Ele, firmemente seguros na fé que vos foi ensinada, procurando progredir nela com acções de graças. Porque n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e n’Ele, que é a Cabeça de todos os Principados e Potestades, alcançastes a vossa plenitude”.

Meditação

Dos escritos espirituais de S. João da Cruz:

“Se quiseres que Eu te diga uma palavra de consolação, contempla o Meu Filho, obediente e preso por Meu amor, em agonia, e verás quantas te dirá. Se quiseres que Eu te revele mistérios ou acontecimentos, põe os olhos só n’Ele e encontrarás mistérios bem escondidos, a sabedoria, e as maravilhas de Deus que n’Ele se encerram, conforme diz o Meu Apóstolo: “No qual, no Filho de Deus, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Cl 2, 3). Esses tesouros da sabedoria serão para ti muito mais elevados, saborosos e proveitosos do que as coisas que querias saber. Por isso, o mesmo Apóstolo gloriava-se dizendo: Julguei não dever saber dizer outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado (1 Cor 2, 2). E se quisesses outras visões ou revelações, divinas ou corpóreas, contempla-O humanado e encontrarás mais do que pensas, porque o Apóstolo também diz: “Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (2S 22, 6).

Cântico

O Christe Domine Jesu, / O Christe Domine Jesu!

[1º momento de silêncio]

II. Leitura bíblica

Do Cântico dos Cânticos (Ct 1, 16; 2, 3.16; 5, 10-13.16):

“Ah! Como é belo o meu amado! Tal como a macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens. Anseio sentar-me à sua sombra, que o seu fruto é doce na minha boca. O meu amado é para mim e eu para ele, ele é o pastor entre os lírios. O meu amado é alvo e rosado, distingue-se entre dez mil; a sua cabeça é de ouro maciço; são cachos de palmeira os seus cabelos, negros como o corvo; os seus olhos são como pombas, nos baixios das águas, banhadas em leite, pousadas no ribeiro. As suas faces são canteiros de bálsamo, onde crescem plantas perfumadas; os seus lábios são lírios, gotejam mirra que se expande; a sua boca é só doçura e todo ele é delicioso. Este é o meu amado; este, o meu amigo, mulheres de Jerusalém.”

Meditação

Dos escritos espirituais de Santa Teresa de Jesus:

“Não vos peço agora para pensardes n’Ele, nem que formeis muitos conceitos, nem que façais grandes e deliberadas considerações com o vosso entendimento; não vos peço senão que olheis para Ele. Pois, quem vos impede de volver os olhos da alma, mesmo que seja por um instante, se mais não puderdes, para este Senhor? Pois podeis olhar para coisas muito feias, não podereis olhar para a coisa mais formosa que se pode imaginar? E nunca, filhas, o vosso Esposo desvia de vós os olhos, e tem-vos sofrido mil coisas feias e abominações contra Ele, e tudo não tem bastado para que deixe de olhar para vós; e será muito que, desviados os olhos dessas coisas exteriores, olheis para Ele algumas vezes? Olhai que não está aguardando outra coisa, conforme disse à Esposa, senão que olhemos para Ele. Como O quiserdes, O achareis. Tem em tanta conta que O voltemos a olhar, que não falhará por menos diligência Sua” (C 26,2).

Cântico

Os nossos olhos estão postos em Cristo
Os nossos olhos repousam em Jesus.

[2º momento de silêncio]

v. Adorações anteriores

 

  [imagem: Cristo de S. João da Cruz, Salvador Dalí (1904-89)]